quarta-feira, 31 de março de 2010

UM HOMEM SÉRIO (irmãos Cohen, 2009)

Olha, pelo cinema dividido entre riso e silêncio nas melhores piadas, acho que não é um filme pra todos os gostos, mas eu adorei, e ri a beça. Nossos amiguinhos irmãos Cohen concorreram a dois Oscar esse ano (inclusive melhor filme) e não ganharam nenhum, o que não me admira, porque certamente esse humor negríssimo e sofisticado não é mesmo a cara da "academia" (não é chique saber os jargões, gente?).

Bom, vocês já viram os Cohen em Onde os Fracos Não Têm Vez e Queime Depois de Ler. Dessa vez, os bonitos resolveram levar todas as questões do divã pra telona, uma vez que o filme é quase uma auto-biografia judia hilária. Confesso que gosto mais deles tirando sarro do que sendo violentos, cruéis e inconclusivos (quem conseguiu dormir depois de ver aquele personagem do Javier Bardem, peloamordedeus).

Mais uma vez, eles escrevem e dirigem o filme, e mesmo não sendo entendida, juro que adoro esses casos, não há quem negue que são filmes pelo menos mais consistentes.

Que mais além de bom roteiro, boa direção e boa trilha? Fotografia fantástica e direção de arte fodíssimas, num limite bem cuidado entre caricato engraçado e brega exagerado. Os dilemas morais e existenciais que os rabinos não conseguem responder. (Um deles, pasmem, morram de rir, o Howard do The Big Bang Theory). A judia desviando dinheirinho do pai pra fazer uma plástica (no nariz, no nariz!). O moleque chapadesebésimo no bar mitzva. Ai, e muitas outras, mas não vou contar porque vou estragar sua experiência mais do que já estraguei até agora!

Gosto desses filmes de sátira do homem comum, com uma pitada de bom senso pra não virar a-vida-como-ela-é e você ter que sair do cinema deprê. Gosto de filme que não tem exatamente fim, porque imagino o quão difícil deve ser terminar bem uma história (eu não consigo terminar bem um post de blog) sem ter que apelar pra fórmulas mágicas e melodramas. Muita gente não gostou justamente porque o filme "não acaba". Ai, gente, sério. Deixemos os fins apoteóticos pra novela da globo!

Nenhum comentário: