quarta-feira, 31 de março de 2010

EDUCAÇÃO (Lone Scherfig, 2009)

Pra começar, se você não se identifica, mesmo que só um pouquinho, com a moçoila caga-regra que tem vontade de transgredir (sei lá o quê, qualquer coisa), com a sedução do cara bem mais velho, com Paris como o lugar onde tudo acontece, e em francês, o que é melhor ainda, então muito do apelo desse filme vai perder o sentido.

Maaaas, se você for uma criatura humana desse planeta, de um jeito ou de outro já passou por apuros mais ou menos parecidos pelos quais passa nossa querida heroína Jenny (Carey Mulligan, absolutamente fofa no papel).

A Lone Scherfig é uma das integrantes do movimento Dogma (do Lars von Trier, Dogville, bem, vocês lembram). Libertária, formação nada a ver com a chatice londrina que retrata, se baseou num livro (esse sim, de memórias) da Lynn Barber, que pra quem gosta de ler o livro depois de ver o filme, o que não é at all meu caso, deve valer a pena.

O filme concorreu a zil categorias no Oscar (inclusive melhor filme, exagero) mas não levou nenhuma. Mas já que somos pessoinhas bem subversivas que não damos a menor bola pras estatuetas, eu veria, assim, num domingão, num sabadão à tarde ou coisa do gênero.

Interpretações ótimas, envolventes e convincentes. Londres numa época que vale a pena o retrato. Dúvidas existenciais que todos já tivemos (ou ainda temos). Fim que todos já esperamos, apesar da esperancinha de ser diferente dessa vez.

Se eu escrever mais uma linha, vou contar o fim do filme!

Nenhum comentário: