
Ganhei um presente de aniversário esse ano que foi dos mais legais, de uma grande amiga que sabe que, mesmo que o meu faniquito culinário passe tão depressa quanto chegou, não vale a pena deixar passar a piada.
"O cinema vai à mesa" é um livro escrito a duas mãos, pelo Rubens Ewald Filho (para a galerinha rata de cinema, um velho conhecido) e pela Nilu Lebert, jornalista (que trata principalmente de gastronomia).
A idéia é deliciosa: eles listam uma série de filmes que falam sobre comida, ou têm a ver com esse universo de alguma maneira, ou são descaradamente sobre culinária, ou têm um jantar especialmente marcante, enfim. Uma coleção bacana de chefs ensinam as receitas inesquecíveis dessas cenas, com listinha de ingredientes e tudo, explicando tintin por tintin, pras mirins como eu. E pra cada filme, uma resenha também gostosa, dessas que a gente adora ler - quando o crítico realmente gosta do filme.
O menu é de dar água da boca, vou falar só alguns: Dona Flor e Seus Dois Maridos, A Festa de Babette, Como Água para Chocolate, O Amor está na mesa (um amor antigo, que não saiu em DVD no Brasil, absurdo!), Vatel, Volver, O Tempero da Vida e outros.
E a preguiça de digitar 1 parágrafo não vai ser maior do que a tentação de dar uma amostrinha do texto deles, pra abrir o apetite:
"São três os grandes prazeres da vida: comida, sexo e, é claro, cinema. E não necessariamente nessa ordem. Mas, dos três, o cinema é o único que pode conter os outros dois, além de incontáveis outros sentimentos, temas e experiências servidos numa única bandeja: a tela."
Fico devendo uma sessão quando conseguir fazer uma receita decentemente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário